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Impulsionamento: TSE libera anúncios online para fins político-partidários

Nas eleições de outubro de 2022, os candidatos que concorreram a cargos para deputado, senador, governador e presidente contaram com um grande aliado: o impulsionamento de conteúdo na Internet.

Liberados pela primeira vez para fins eleitorais, os anúncios foram aplicados em plataformas online, sites dos candidatos, dos partidos ou das coligações. Conforme as instruções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as propagandas também foram autorizadas por meio de mensagens eletrônicas nas redes sociais e em sites de mensagens instantâneas.

As alterações na propaganda eleitoral na Internet também proibiram o uso de perfis falsos e robôs, sob responsabilização pela remoção de conteúdo e direito de resposta por meio da mesma plataforma que divulgou o conteúdo ofensivo.

Até o dia 8 de setembro, na primeira etapa da campanha, foram destinados R$ 17 milhões ao impulsionamento de conteúdo. De acordo com o TSE, as propagandas online respondem por 1,6% de gastos declarados pelos candidatos. Até a data, as despesas custaram 1 bilhão. Nas eleições de 2022, o Brasil registrou 32 mil candidatos a algum cargo; deles, 12.109 usaram anúncios online.

Entre as empresas que ofereceram este tipo de serviço, destaca-se a Incine Comunicação. Há 18 anos no mercado, a empresa multifacetada contém equipes de vídeo, animações, vinhetas, fotos, entrevistas, banco de dados, posicionamento, texto, estratégias, sites/portais, redes sociais e campanhas.

Nas eleições de 2022, somente nas plataformas digitais Google e Facebook, a Incine contabilizou R$1.835.877,66 em investimentos. Neste cenário, a empresa atingiu um total de 82.548.560 pessoas.