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Você sabia que o Congresso Nacional é o segundo mais caro do mundo?

Com 214 milhões de habitantes, o Brasil é o país mais populoso da América Latina e conta com 594 parlamentares, dentre eles 513 deputados federais e 81 senadores. Para cada um deles, a divulgação sobre o impacto causado durante a jornada na política significa maior destaque na boca do povo. E como todos sabemos, no jogo da política, ganha quem influenciar e mobilizar o maior número possível de pessoas.

O imediatismo na disseminação de informações e notícias é desempenhado com maestria por meio das redes sociais. Possivelmente a alternativa mais viável para aproximar parlamentares de seus respectivos públicos, as novas mídias apresentam um leque amplo de alternativas para se comunicar de maneira fluida, dentre eles a possibilidade de receber feedbacks por meio de mensagens, reações, comentários e avaliações.

Um político que utiliza os recursos das mídias sociais para expressar suas opiniões e posicionamentos pode obter maior destaque que os demais, além de um alto engajamento. Além disso, as redes dão a ele a oportunidade de manter sua base eleitoreira a par das novidades de seu mandato e, quem sabe, alcançar novos eleitores. Essas plataformas são equipadas com algoritmos que dão maior visibilidade àquilo que parece fazer sucesso; sendo assim, quanto maior for o número de curtidas e comentários em uma postagem, mais visualizações ela tende a ganhar.

A transformação digital trouxe a necessidade de repensar estratégias por trás de um atendimento que proporcione ao cliente o que ele necessita de maneira eficaz e que o conquiste por um diferencial. Neste caso, a pesquisa científica passou a ocupar um papel fundamental na concepção do planejamento estratégico digital de um parlamentar.

Quando o assunto é comunicação política, seu nome é sua marca. Pensando nisso, separamos cinco pontos importantes a que você deve se atentar na hora de estabelecer uma comunicação com seu público.

5 pontos para se destacar na comunicação política
  1. Produção de conteúdo para público segmentado;
  2. Planejamento estratégico digital;
  3. Gestão de reputação digital;
  4. Distribuição de conteúdo exclusivo para rede; e
  5. Monitoramento e gestão estratégica em interação.

Para construir um projeto de marketing digital eficiente, a Incine atua em três frentes que colocam sua marca em movimento. Confira nossas dicas abaixo:

 

Digital – a base de tudo

  • Planejamento de Marketing – Saber onde se quer chegar é fundamental e, por este motivo, o planejamento é a peça-chave. Aqui, devem constar não apenas as projeções de sucesso da empresa, mas também uma análise sobre o público-alvo. Isto direcionará todas as ações futuras.
  • Criação de Sites com SEO – Muita gente pensa que, com as redes sociais, o pioneirismo dos sites já não atende mais, o que é um grande equivoco. Apesar da popularidade das redes sociais em atividade no momento, você conhece alguma empresa renomada que não tenha o próprio portal online? Sites são essenciais para compilar informações sobre a sua marca e proporcionar ao público um aprofundamento da sua mensagem.
  • Gestão das Redes Sociais – Uma cratera separa a ideia de postar conteúdo aleatoriamente do verdadeiro mundo que existe dentro das redes sociais. Um exemplo disso é a GIS (Gestão de Interação Social), responsável pelo monitoramento das redes sociais. 

 

Conteúdos – a relevância da mensagem

  • Produção de Vídeos – Divulgar em vídeo é essencial nos dias atuais, pois trata-se do formato preferido dos brasileiros; uma mídia versátil, que pode ser compartilhada em diversos canais. Lembre-se: cada veículo demanda uma linguagem específica, com uma abordagem técnica diferente e adequada ao público que buscamos cativar.
  • Produção Textual – A geração de conteúdo para sites deve alinhar-se às normas de SEO para envolver os termos de busca do Google, utilizado no mundo todo para pesquisa. Além de construir autoridade para a procura, você conquista credibilidade oferecendo um conteúdo exclusivo, de acordo com a busca do seu leitor. 
  • Fotos e Artes Gráficas – Os produtos oferecidos vão muito além de fotografias, podendo ser infográficos, cards estáticos ou animados, entre outros. Na hora de causar impacto virtual, o céu é o limite.

 

Distribuição – seja visto em grande escala

  • Anúncios e Impulsionamentos – Seja visto e transmita sua mensagem para milhares de pessoas.
  • WhatsApp Marketing – A mobilização digital é um trunfo para qualquer negócio, assim como o treinamento desta rede.
  • Relacionamento por e-mail – Utilizando a segmentação por temas, o e-mail se transforma em uma peça rara no emaranhado de ferramentas disponíveis no mundo virtual. 

 

As eleições de 2018 foram o marco de um mergulho sem volta na comunicação digital. A Incine Comunicação foi uma das empresas que mais ganharam destaque nos produtos e soluções oferecidos para um melhor posicionamento digital de parlamentares no Brasil, atingindo 32 milhões de pessoas ao fazer uso de estratégias arrojadas para seus clientes e gerenciando 1,5 milhão em anúncios online.

Com equipes permanentes no Congresso, acompanhando o trabalho nas comissões, no Plenário, em audiências, nos ministérios, criando estratégias e conteúdo para as redes sociais e web, a Incine coloca o seu mandato na boca do povo, sempre de maneira positiva, por muito mais do que quatro anos.

Se você é um deputado ou senador que deseja estar próximo aos seus eleitores, a Incine tem o produto ideal pra você. Todo o conteúdo citado acima faz parte do pacote de serviços que a empresa oferece, com domínio das ferramentas e das ciências digitais.