InCine reforça cuidados para a prevenção do câncer de próstata
Novembro Azul na Incine

O Câncer de Próstata tem cura e quanto antes o problema for descoberto, de forma mais branda acontece o tratamento. O tumor pode acometer homens maduros e o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

Alterações na urina e dificuldade para manter a ereção são sinais que devem ser notados, pois podem indicar câncer de próstata. Por isso, é importante ir ao urologista pelo menos uma vez ao ano após os 45 anos de idade, para fazer exames de rotina.

Outros sintomas são dificuldade para urinar, diminuição da quantidade de urinar, dificuldade em interromper a passagem da urinar, vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro, sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar, urinar em gotas, dor na região dos testículos, impotência ou dificuldade para manter a ereção, dor ao ejacular ou presença de sangue no sêmen.

Atualmente o câncer de próstata é responsável por 10% do índice de mortes ocasionada por cânceres em pacientes do sexo masculino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que o Brasil totalize 61,2 milhões de casos diagnosticados.

Qual o tratamento?

O tratamento para câncer de próstata é feito de acordo com o estágio da doença e do estado de saúde do paciente. Normalmente é feito com cirurgia, radioterapia (usada nos casos em que a cirurgia está contraindicada ou quando o paciente não quer ser operado) ou hormônios, que controlam o desenvolvimento da doença.

Sobre a próstata

A próstata é uma glândula que se localiza perto do ânus e por isso o exame de toque retal é a melhor forma de avaliar sua saúde. É a próstata que produz o líquido que forma o esperma que é importante para conduzir os espermatozoides até o óvulo durante o contato sexual.

 

Assine a nossa Newsletter




    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments