You are currently viewing Caciques do MDB selam acordo com PT para apoiar Lula no 1º turno


Onze diretórios do MDB declararam hoje apoio à do chapa ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. Em reunião em São Paulo, caciques do partido prometeram defender apoio ao PT na comissão nacional da legenda.

O encontro entre líderes petistas e emedebistas sendo realizado na tarde de hoje na Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, em São Paulo. Mesmo com a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) pelo partido, o apoio dessa ala já estava claro em viagens do ex-presidente.

No grupo que encontrou Lula e da deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do partido, tem governador, senadores, ex-governadores, presidentes de diretórios estaduais e líderes do partido na Câmara e no Senado. São parlamentares de nove diretórios que representam, ao todo, 11 estados:

  • Alagoas: governador Paulo Dantas, senador Renan Calheiro, ex-governador Renan Filho e deputado Isnaldo Bulhões, líder do partido na Câmara
  • Amazonas: senador Eduardo Braga, líder do partido no Senado
  • Bahia: ex-deputado Lúcio Vieira Lima
  • Ceará: ex-senador Eunício de Oliveira
  • Espírito Santo: senadora Rose de Freitas
  • Maranhão: ex-senador Edson Lobão, representando também a família Sarney
  • Pará: governador Helder Barbalho e senador Jader Baralho, representados por Eunício
  • Paraiba: senador Veneziano Vital do Rêgo
  • Piauí: senador Marcelo Castro
  • Rio de Janeiro: deputado Leonardo Picciani
  • Rio Grande do Norte: ex-senador Garibaldi Filho, representado por Lobão

A articulação é feita pelo deputado José Guimarães (PT-CE), um dos coordenadores da campanha de Lula no Nordeste.

O encontro de hoje tem um perfil mais simbólico. Em parte desses estados, os acordos já estão consolidados. Em Alagoas, Lula já subiu no palanque junto a Renan e com Renan Filho, pré-candidato ao Senado, em torno da reeleição de Dantas.

Na Bahia, o MDB indicou o vereador Geraldo Jr. (MDB), presidente da Câmara Municipal de Salvador, para vice na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo estadual.

O mesmo movimento ocorreu no Piauí, com o deputado estadual Themístocles Filho (MDB), presidente da Assembleia Legislativa piauiense, como vice na chapa de Rafael Fonteles (PT); e no Rio Grande do Norte, com o deputado Walter Alves (MDB-RN) como vice pela reeleição de Fátima Bezerra (PT).

Em outros estados, os apoios foram consolidados mais recentemente. No Amazonas, Lula deverá subir no palanque de Braga, com acordo costurado pelo senador Omar Aziz (PSD), que busca reeleição.

Já havia a expectativa de que os três se unissem no estado, embora Aziz e Braga não sejam exatamente próximos, mas o martelo foi batido na viagem a Brasília, na última semana.

O diretório do Pará também se uniu ao grupo. Embora Helder e Jader Barbalho tenham sido representados na reunião, eles visitaram Lula em São Paulo na semana passada e os três devem subir juntos no palanque na eventual viagem do ex-presidente ao estado.





Source link

Deixe um comentário