You are currently viewing Golfinhos ameaçados de extinção aparecem mortos em Praia Grande


Dois golfinhos da espécie toninha franciscana, ameaçada de extinção, foram encontrados mortos nas faixas de areia de Praia Grande, no litoral paulista, nesta sexta-feira (22). Os animais foram localizados pelo Grupamento de Guarda Costeira, da Guarda Civil Municipal de Praia Grande, segundo a prefeitura da cidade, nas praias do bairro Ocian e Caiçara. Os dois tinham marcas de redes de pesca pelo corpo.

O golfinho encontrado no bairro Ocian era uma fêmea, considerada jovem, e tinha marcas possivelmente causadas por rede de pesca. De acordo com a prefeitura, a suspeita é de que o animal tenha sido morto por algum barco pesqueiro. Já o golfinho encontrado no bairro Caiçara era um macho, também jovem, e também com marcas de redes de pesca pelo corpo. Os animais foram encaminhados para necroposia no Instituto Biopesca.

A toninha franciscana é uma espécie de golfinho comum no litoral de São Paulo. Endêmica no Atlântico Sul, ela só ocorre no Brasil, Uruguai e Argentina. Pode ser cinza, marrom ou amarelada e seu tamanho máximo é 1,8m.

A prefeitura de Praia Grande orienta que quem encontrar animais encalhados na faixa de areia não toque ou se aproxime deles, mas entre em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone.





Source link

Deixe um comentário