You are currently viewing Lula ainda calibra relação com grupos potencialmente hostis – 27/07/2022 – Bruno Boghossian


Apesar de ter aberto canais com segmentos potencialmente hostis, a campanha de Lula ainda tenta calibrar a relação com alguns desses grupos. O próprio ex-presidente tem feito ajustes no discurso para tratar de quatro classes consideradas sensíveis pelo PT: militares, o centrão, empresários e evangélicos.

A entrevista de Lula ao UOL nesta quarta-feira (27) deu sinais nessa direção. O petista traçou uma linha no chão ao dizer que os militares não devem “ficar dando palpite sobre urna” e reafirmar que pretende indicar um civil para o Ministério da Defesa. Mas aproveitou a deixa para também declarar confiança nas Forças Armadas e lembrar investimentos feitos por seu governo na área.

A equipe de Lula critica o inchaço do aparato militar em cargos civis na gestão de Jair Bolsonaro e entende que a retirada desses quadros deve criar problemas num futuro governo. A ideia é adiar essa animosidade.

O mesmo vale para o centrão. Lula afirmou ao UOL que as verbas sob controle do bloco são “uma excrescência”, mas evitou repetir os ataques recentes que fez ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Não é segredo que derrotar Lira é uma prioridade para o petista, mas ele preferiu dizer que não pretende “se meter na eleição” para o comando da Casa.

Lula também insistiu nos acenos que tem feito em reuniões privadas com empresários e disse que gosta de ouvi-los, mas usou o grupo como escada para reforçar o foco nos brasileiros pobres. O petista afirmou que, em algumas conversas, vê uma “falta de sensibilidade total” dos mais ricos com questões sociais.

No caso dos evangélicos, o ex-presidente disse que trata o grupo com “muito cuidado”. Mudou o rumo, logo em seguida, e disse que alguns bispos atuam como empresários, tentando “manipular a sociedade”.

O petista conhece os laços dos quatro grupos com Bolsonaro. Ninguém no PT tem a ilusão de que Lula será o favorito desse time, mas o ex-presidente quer evitar dores de cabeça na eleição, no caminho até a posse e na hora de governar.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Source link

Deixe um comentário