You are currently viewing ‘Não quero dizer que a eleição acabou’, diz Trump em vídeo inédito exibido em audiência do 6 de Janeiro – 22/07/2022 – Mundo


Vídeo inédito exibido durante audiência pública do comitê da Câmara dos EUA que investiga a invasão do Capitólio mostra que o ex-presidente Donald Trump não quis admitir derrota para Joe Biden um dia depois do episódio de violência em Washington.

“Não quero dizer que a eleição acabou”, disse Trump em vídeo gravado no dia 7 de janeiro do ano passado e exibido nesta quinta-feira (21).

“Àqueles que infringiram a lei pagarão. Vocês não representam o nosso movimento, não representam o nosso país. E se você infringiu a lei… não posso dizer isso. Eu já disse que eles vão pagar”, disse o republicano, relutante, a integrantes de sua equipe em outro trecho do vídeo.

Manifestantes invadiram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021, minutos após o ex-presidente Donald Trump, durante ato em Washington, insuflar ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo. A ação obrigou Câmara e Senado a trancarem as portas e a paralisarem a sessão que confirmou a vitória de Joe Biden nas eleições realizadas em 2020.

O ataque é investigado pelo comitê da Câmara, que busca esclarecer o papel de figuras públicas e manifestantes no episódio considerado um dos maiores ataques da história à democracia americana.

A oitava audiência pública realizada pelo comitê aconteceu nesta quinta, o deputado Bennie Thompson afirmou que o republicano “abriu o caminho da anarquia e da corrupção”. “[Trump] tentou destruir nossas instituições democráticas”, disse o democrata.

Uma testemunha anônima relatou que agentes do Serviço Secreto, temendo por suas vidas, ligaram para seus familiares para se despedir durante o ataque. “Isso terá sérias consequências, caso contrário temo que nossa democracia não se recupere”, disse Thompson.



Source link

Deixe um comentário